+55 (21) 2507-3353

Notícias

/
19maio2016

CARTA AOS NEFROLOGISTAS DO RJ

  • By Gestor Site Sonerj
  • 1 Tags
  • 0 Comments

CARTA AOS NEFROLOGISTAS DO RJ

Estivemos ontem (17/05/2016) pela manhã em uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a convite do Deputado Jair Bittencourt, onde pudemos dispor de espaço para divulgarmos nossas reivindicações naquilo que entendemos sejam os maiores problemas vividos pela nossa especialidade. Estavam presentes os representantes da ABCDT/RJ, Dr. Luis Carlos Pereira, Associação dos pacientes renais (ADRETERJ/ABRASRENAL), Gilson Nascimento, CREMERJ, Dr. Jocemir Lugon, e SONERJ, eu.
Iniciei trazendo alguns dados epidemiológicos sobre a doença renal crônica em nosso meio, tentando sensibilizar a todos sobre as enormes dificuldades que enfrentamos há anos na manutenção do tratamento dialítico dos pacientes amparados pelo SUS. Acrescentei a questão da dispensação de medicamentos, grave problema em todas as circunstâncias de indisponibilidade, principalmente aos pacientes transplantados.
Em seguida o Dr. Luis Carlos abordou o grave problema do baixo reembolso dos valores da diálise (HD e DP), dos frequentes atrasos nos repasses de faturamento por parte dos municípios e aproveitou para solicitar que seja discutida uma complementação estadual nos valores hoje praticados pelo Min. Saúde.
O Sr. Gilson abordou os problemas sentidos pelos pacientes renais em diálise e transplantados, solicitando e convocando este segmento a “lutar”pela causa que une nefrologistas, demais profissionais de saúde e os próprios pacientes.
Finalizando, o Dr. Jocemir nos trouxe a palavra do CREMERJ, informando sobre os dados positivos de qualidade do tratamento dialítico, baixa mortalidade e o empenho dos nossos profissionais que atuam no tratamento do paciente renal no nosso estado.
Antes do término, o Deputado Jair Bittencourt concedeu a palavra a pacientes, nefrologistas e outros profissionais presentes na platéia, e finalizou solicitando a todos nós, representantes das entidades ali presentes, que formulemos propostas que serão levadas a Assembléia, visando a medidas que evitem os atrasos nos repasses, discussão sobre a possibilidade de complementação estadual nos valores da diálise e outras a serem apresentadas a seguir.
Vale ressaltar a presença da Dra. Deise Monteiro de Carvalho, a qual deu seu depoimento sobre as dificuldades enfrentadas no setor de transplante renal, apresentando dados sobre a queda na captação de órgãos e consequentemente diminuição no número de transplantes renais por escassez dos recursos advindos do Estado para o funcionamento de sua unidade transplantadora no Rio de Janeiro.
Finalizo dizendo que fiquei satisfeito com a presença de profissionais e pacientes em bom número na platéia, onde ao meu ver, e há muito não experimentava esta sintonia no sentimento, diagnóstico e soluções para o grave problema que enfrentamos.
Saudações a todos.

 

Atenciosamente,

Dr. Maurilo de Nazaré de Lima Leite Jr., MD
Professor Adjunto
Chefe do Serviço de Nefrologia
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Presidente da SONERJ

 

CATEGORIES Sem categoria