+55 (21) 2507-3353

Notícias

/
15out2013

Eleição da nova Diretoria SONERJ

  • By Gestor Site Sonerj
  • 6 Tags
  • 0 Comments

 

Eleição Sonerj 2013-2015

ASociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) foi fundada em 2 de Agosto de 1960 e a SBN-regional Rio de Janeiro desde 1960 foi dirigida por Secretários Regionais. O Estado do Rio de Janeiro (RJ) promoveu e sediou o 1º Congresso Brasileiro de Nefrologia de 12 a 15 de Dezembro de 1962. A seguir a SBN-regional RJ teve suas atividades diminuídas, até a definitiva reativação em 1970. Passou em seguida a adotar o nome de Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (SONERJ) e novamente após alguns anos sem atividade, reiniciou novo processo de reativação e teve a eleição e posse do seu 21º Presidente, o Dr. Luiz Paulo José Marques, em 1º de Agosto de 2013. A nova Diretoria da SONERJ é composta pelo Dr. Luiz Paulo José Marques, Presidente; Dr. Maurilo de Nazaré Leite Jr, Vice-presidente, Dra. Elisabete Macariello, Secretária, Dra. Lygia Maria Soares Fernandes Vieira, Tesoureira; Dr. Jorge Paulo Strogoff de Matos, Diretor Científico.

 

Compuseram a mesa (da esquerda para a direita) na Cerimônia de Posse: Dr. Omar da Rosa Santos, representante da Academia Nacional de Medicina; Dra. Marilia de Abreu Silva, Presidente da Sociedade de Medina e Cirurgia do Estado do Rio de Janeiro; Dr. Mauricio Younes Ibrahim, Vice-presidente Regional da SBN, Dr. Luiz Paulo José Marques, Presidente eleito da SONERJ, Dr. José Francisco de Ribeiro Ornelas, Decano da Nefrologia do R.J., Dr. Jocemir Ronaldo Lugon, ex-presidente da SBN.

 

O Estado do Rio de Janeiro sempre teve atuação destacada na Nefrologia em nosso país e com a eleição da nova Diretoria da SONERJ para o próximo Biênio, iniciou o resgate da participação do RJ na Nefrologia nacional. Em seu discurso de posse o Dr. Luiz Paulo reafirmou a necessidade da SONERJ voltar a exercer as suas funções institucionais de defesa da Nefrologia como especialidade médica, de incentivo à produção e à divulgação do conhecimento e de lugar de encontro, congregação e confraternização dos Médicos nefrologistas. Ressaltou a importância da participação de cada um dos nefrologistas do Estado do Rio de Janeiro, para a reativação efetiva da SONERJ.

 

Após a posse a SONERJ instalou a sua sede na Sociedade de Medina e Cirurgia do Estado do Rio de Janeiro, na Rua Mem de Sá, 197-parte, Centro-RJ. Participou em 15 Agosto da reunião das Sociedades de Especialidade Médica no Conselho de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), para elaborar proposta de reajuste dos honorários médicos pagos pela operadoras de saúde suplementar. Retomou a participação efetiva nas Câmaras Técnicas de Nefrologia da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e do CREMERJ. Em 9 Setembro realizou assembleia extraordinária para discutir e consolidar propostas para o aperfeiçoamento das Propostas para as Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao Paciente com Doença Renal Crônica e da Revisão da Resolução – RDC no 154/2004 do Ministério da Saúde.

 

As atividades Científicas foram reiniciadas com a realização da 1ª Reunião Científica no Dia 14 de Setembro, com a participação na elaboração do Programa de Educação Médica Continuada em Nefrologia do CREMERJ, programado para o dia 23 de Novembro e fará a sua 2ª Reunião Científica no dia 30 de Novembro de 2013 no Hospital Federal da Lagoa. Tem programado também a colocação no ar da nova página eletrônica da SONERJ em Outubro de 2013, para teste, avalição e recebimento das sugestões enviadas pelos Nefrologistas para que possa ser melhorada e consolidada. A SONERJ reafirma os princípios éticos, a valorização da Nefrologia como especialidade médica e a necessidade imprescindível da coexistência e interação dos Serviços de Nefrologia Clínica, Diálise e Transplante, para o atendimento pleno ao paciente com doença renal.